Visita técnica aos Laboratórios do LNCC e Faeterj Petrópolis

No dia 12 de maio de 2023, a turma 3151 do terceiro ano do curso de Informática para Internet realizou uma visita técnica ao Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e à FAETERJ Petrópolis. A saída foi organizada pelo coordenador técnico Alexandre Louzada e pelo professor Fábio Garrido.

A FAETERJ Petrópolis iniciou as suas atividades acadêmicas em 2005 com o curso de Formação em Tecnologia da Informação e da Comunicação. Ela está situada no bairro Quitandinha na cidade de Petrópolis.

O professor Fábio Garrido relata: “O acolhimento foi realizado na sala de convivência pelo professor Nilo Koscheck – representante e pesquisador da FAETERJ Petrópolis que direcionou a programação para a apresentação dos cursos, as modalidades de ensino, o vestibular, visita aos laboratórios com atividades apresentadas por cada responsável e relato de alunos de projetos da instituição. Na sequência, os alunos percorreram todo ambiente e receberam informações sobre aplicações desenvolvidas nos laboratórios e o modo de diferente de fazer e aprender”.

O LNCC é um instituto de pesquisa que desenvolve e inova em várias áreas do conhecimento: astronomia, esportes, biociências, fármacos, medicina assistida por computação científica, processamento e segurança de big data, petróleo e gás, clima e meio ambiente, etc. Ele usa modelagem computacional para processamento de alto desempenho dos fenômenos estudados. A instituição possui o Supercomputador Santos Dumont e está aberta para o uso pela comunidade científica brasileira. Nele, podemos simular os fenômenos e avançar em pesquisas. O Santos Dumont é o supercomputador acadêmico mais veloz da América Latina, com capacidade de processamento de 5,1 quatrilhões de operações por segundo, o que equivale à capacidade de mais de 10 milhões de notebooks domésticos. A plataforma de processamento de alto desempenho LNCC com a Pós-graduação em Modelagem Computacional, formando Mestres e Doutores, somada aos cursos, seminários e eventos realizados periodicamente, promovem a difusão da computação científica no Brasil.

– Professor Fábio Garrido: “A tarde foi a vez do LNCC e fomos recebidos por uma equipe e o técnico responsável Bruno que conduziu a orientação das rotinas do sistema de computação de alto desempenho com toda a sua engenharia para o perfeito funcionamento dos equipamentos estrategicamente operacionalizados. Em seguida, foram apresentadas a área educacional e de pesquisa da instituição com seus editais e projetos”.

A equipe gestora da ETEOT agradece o apoio de todos os participantes desse belo trabalho.
Parabéns a todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *