ETEOT

A Escola Técnica Estadual Oscar Tenório (ETEOT) foi fundada em 25 de fevereiro de 1980 com o nome de Centro Interescolar Oscar Tenório (CIOT), vinculado à Secretaria de Estado de Educação e localizada no bairro de Marechal Hermes. No local escolhido para a escola já havia uma outra instituição educacional de ensino técnico, a Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá. Inaugurada em 1916 como escola profissional da Vila Proletária de Marechal Hermes, passou por várias mudanças ao longo do tempo, evoluindo desde a Escola Profissional Visconde de Mauá até ter seu nome modificado para Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá, em 1997.

Oscar Accioly Tenório

O nome escolhido para a ETEOT era uma forma de homenagear uma das mais importantes figuras do universo do Direito no Rio de Janeiro e, também na Educação de Ensino Superior do Estado, o desembargador Oscar Tenório, conforme imagem abaixo.

Oscar Accioly Tenório ocupou diversos cargos e funções ao longo de sua vida, todos com destaque e profissionalismo. Nascido em Alagoas, em 1904, dedicou grande parte de sua vida aos estudos. Formado em Direito pela UFRJ, iniciou no ano de 1929 sua carreira de magistrado na Comarca de Miraí, em Minas Gerais, quando tinha apenas 24 anos de idade. Em 1935, transferiu seu cargo para o Rio de Janeiro, então Distrito Federal, onde passou a residir e atuar profissionalmente. Em 1952 foi promovido por merecimento ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, destacando-se como respeitado líder. Ainda na área da magistratura, tornou-se o primeiro magistrado não europeu a presidir a União Internacional dos Magistrados, sediada em Roma. Foi eleito membro da Academia Carioca de Letras; membro do Conselho Internacional de Direito Penal em Paris e participou também de Congressos em Madri, na Espanha e no Cairo, Egito. Também foi o primeiro presidente eleito para o Tribunal de Justiça do Estado da Guanabara (1961-1962).

Na área educacional, destacou-se na área educacional, sendo aprovado para o cargo de livre-docente da cadeira de Direito Internacional Público na Universidade Federal do Rio de Janeiro aos 27 anos de idade, lecionando em diversas áreas. Foi ainda reitor da antiga Universidade da Guanabara, atual UERJ, entre 1972 e 1976. Sua contribuição para a educação e para a própria história do Rio de Janeiro está presente em diferentes espaços públicos, demarcando sua importância para diversas gerações de estudantes. Seu nome está presente em escolas, tais como a nossa Escola Técnica Oscar Tenório e a Escola Municial Desembargador Oscar Tenório, no bairro da Gávea, no Rio de Janeiro, a rua Desembargador Oscar Tenório, no bairro do Recreio, também no Rio de Janeiro e um centro cultural na UERJ que leva seu nome, o Centro Cultural Reitor Oscar Tenório. Ter o nome do desembargador Oscar Tenório em diferentes espaços públicos de nosso Estado é uma forma de reconhecer sua trajetória ímpar enquanto personagem atuante e importante e que merece ser reconhecido e homenageado.