CMCP

Inauguração do espaço físico do Centro de Memória Cleide Paulino (CMCP).

Inauguração do CMCP Virtual em 2020.

Professora Cleide Paulino

O Centro de Memória Cleide Paulino foi inaugurado no dia 15 de outubro de 2020. Seu nome é uma homenagem a uma das mais queridas professoras da ETEOT, nossa saudosa Professora de Inglês Cleide Paulino Rodrigues. Sempre alegre e com um sorriso encantador, sua presença iluminava o ambiente onde chegava, com sua voz forte e marcante. Admirada por alunos e colegas de trabalho, desenvolvia um excelente trabalho na escola. Agora vamos conhecer um pouco mais de nossa homenageada.

Cleide Paulino nasceu em 26 de novembro de 1963 no município do Rio de Janeiro. Era filha de Kléber Rodrigues e Lea Margarida Paulino Rodrigues e tinha 4 irmãos. Desde pequena sempre se interessou pelos estudos, concluindo seu ensino fundamental e médio com louvor. Como escolha de vida, dedicou-se ao magistério, graduando-se em Letras Português-Inglês pela Faculdade de Humanidades Pedro II, concluindo seu curso superior no ano de 1988. A partir de então, abraçou o magistério como profissão e prazer de vida, levando conhecimento e alegria para seus alunos e colegas de trabalho.

Buscando se profissionalizar cada vez mais, a Professora Cleide cursou uma especialização em Técnicas de Ensino para o Magistério Superior na Universidade Unigranrio, encerrando o curso em 1993. Além do magistério, Cleide tinha outras paixões, atuando como guia de turismo, ministrando cursos de inglês para executivos e, ainda, ingressou no comércio de pescados, outro de seus interesses.

A professora Cleide Paulino era casada com Gerson Francisco de Oliveira, com quem permaneceu unida por 15 anos. Seu esposo era presença constante na ETEOT, dando suporte voluntário à escola, colaborando com os projetos realizados e fazendo parte da família ETEOT, que estendeu todo o carinho que tinha pela Cleide para o Gerson.

Durante 19 anos, a professora Cleide ministrou aulas na Faetec, tendo entrado na instituição no concurso de 1998, permanecendo na mesma até 2017, ano de seu falecimento, ocorrido devido a problemas de saúde. Tinha muita paixão pela escola e, sempre que chegava, parava na porta da sala dos professores, olhava para todos e dava um enorme sorriso, dizendo “Cheguei”!! Era perceptível seu gosto para com o ambiente de trabalho pelo qual tinha tanto carinho, demonstrado na forma de tratar todos, desde seus colegas de profissão aos colaboradores administrativos e funcionários de todos os setores. Tinha um jeito todo especial de tratar suas colegas professoras, a quem sempre tinha um apelido carinhoso (Ireníssima, Stelíssima …) e era retribuída com um Cleidíssima! Era uma forma de dizer belíssima!! E ela era bela em todos os sentidos!! Era dona de um humor sarcástico, o que a tornava uma pessoa ímpar. Gostava de poesias, crônicas e filmes românticos, algo revelador de sua personalidade leve e singela.

Apesar de toda a sua alegria, a professora Cleide lutava com alguns problemas de saúde, que acabaram se agravando ao final do ano de 2016, o que fez com que ela precisasse se internar para cuidar melhor de si. Mesmo em um hospital, sua alegria era presença constante no contato com seus colegas e na animação para o ano letivo de 2017. Cleide era tão querida que uniu duas escolas do campus de Marechal Hermes, a ETEOT e a Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá, em uma linda campanha para ajudar em sua recuperação, conforme podemos ver abaixo. Isso é um demonstrativo do quanto a mesma era querida não somente pela ETEOT mas por qualquer um que a conhecesse!!

Infelizmente, nem sempre as coisas são como gostaríamos. Em janeiro de 2017, a professora Cleide Paulino nos deixou. No entanto, sua alegria, seu legado e o respeito e a admiração de todos que a conheciam era tão grande que seu nome ficou eternizado em nossa escola através do Centro de Memória Cleide Paulino.