Projeto África: um olhar interdisciplinar ETEVM

No dia 31 de maio das 10h ás 17h, acontecerá no auditório Nei Braz Lopes um evento que explorará a cultura africana e a sua importância. O evento está sendo organizado pela da ETE Visconde de Mauá e terá a participação do professor Dr. Alexandre Nascimento da ETEOT.

Segue o cronograma do evento:

10h – Abertura

10h 30min – Oficina e apresentação de capoeira com o Mestre Angola.

10h40min – Mini documentários com olhar discente – “Países africanos de língua portuguesa”. (sala de vídeo I da mecânica)

13h – Castro Alves – “O poeta da liberdade”. A trajetória da obra romântica do poeta baiano, comentários e dramatização dos poemas “Sonho da boemia” (poesia lírico-amorosa) e “Onavio negreiro” (poesia social) Com o professor Geraldo Magela – professor da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC)

14h – Palestra com o professor Alexandre do Nascimento – pesquisador-líder do Grupo de Pesquisa e Extensão ONDJANGO – Estudos Afrobrasileiros, integrante da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN)

15h – Contação de histórias com a professora Cláudia Marques dos Anjos – pesquisadora convidada do Instituto dos Pretos Novos, onde desenvolve oficinas de contação de histórias de contos tradicionais de matriz afro-brasileira.

16h – Sankofa: África como presente, passado e futuro com o professor João Raphael Ramos dos Santos – escritor, professor e mestre em educação pela UFRJ. Apresentador do “E aí, professor?!” do @canal_futura.

16h40min – Encerramento com roda de samba, participação de professores e alunos.

Durante todo o evento haverá exposições no auditório e barraquinha com quitutes do restaurante Jeitão da Baiana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *