Nos dias 5 e 6 de junho de 2025, a Escola Técnica Estadual Oscar Tenório realiza a Feira Literária da Oscar Tenório Integradora (FLOTI), com o tema “RIO, CAPITAL MUNDIAL DO LIVRO 2025: LEITURA DA REALIDADE”. A programação diversificada celebra a leitura como instrumento de transformação social, com atividades desenvolvidas por diversas turmas orientadas por professores das áreas de linguagens, artes e ciências humanas.
Dia 05 de junho
A manhã começa com a turma 1201 (Professores Renato e Walter) apresentando “Lendo a política pública: O PNLD Literário no Ensino Médio”, com uma dramatização de obras incluídas no programa. A turma 2101 (Prof. Dênis) apresenta “Arte na sombra”, discutindo a censura das artes durante a ditadura militar por meio de esquetes visuais.
No auditório, as turmas 2103/2231 (Profs. Mário e Alexandre) encenam “Elite da Tropa”, baseada na obra homônima de Luiz Eduardo Soares e Rodrigo Pimentel. Já a turma 3101 (Profs. Valéria e Janice) exibe o curta “O livro roubado”, produzido e atuado pelos próprios estudantes.
A peça “Navalha na Carne”, da turma 3103 (Profs. Alexandre e Cristina), propõe uma intensa reflexão sobre a marginalização e as desigualdades sociais, enquanto a turma 1231 (Prof. Cristina) traz a exposição “A Natureza da Loucura”, baseada em O Alienista, de Machado de Assis.
A turma 3231 (Profs. Alexandre e Walter) traz um formato inovador com “Laços de Família”, de Clarice Lispector, em estilo de programa de auditório. A turma 1241 (Profs. Teresa Novaes e Walter) analisa as relações étnico-raciais em “Sítio do Picapau Amarelo e o racismo”.
O folclore brasileiro também tem destaque com a turma 2241 (Prof. Fábio), que apresenta “Folclore: o caminho das lendas”, inspirada em Câmara Cascudo. A turma 3241 (Prof. Mário) traz uma análise crítica e dramática em “O outro lado da Cidade Maravilhosa”, baseada nos casos 174 e da Chacina da Candelária.
A turma 2151 (Profs. Cristina e Joel) encena “Vozes de um tempo esquecido…”, refletindo sobre o folclore na modernidade. A turma 3151 (Prof. Cristina) exibe o curta “Do papiro à nuvem”, inspirado em Clarice Lispector, questionando o papel da tecnologia no cotidiano.
Dia 06 de junho
A segunda manhã começa com a apresentação da turma 3102 (Profs. Cristina e Alexandre), “Contos da Noite: o folclore que arrepia”, revelando o lado sombrio da tradição oral brasileira. A turma 2232 (Prof. Alexandre) encena o episódio “Os Namorados”, homenageando Maurício de Sousa e sua contribuição para os quadrinhos nacionais.
A turma 1232 (Profs. Cristina e Renato) traz a impactante peça “Leituras da Realidade: Todo Dia a Mesma Noite”, sobre a tragédia da Boate Kiss. Em seguida, a turma 2102 (Profs. Cristina e Mário) apresenta “A Nova Califórnia”, de Lima Barreto, com críticas sociais através da ironia.
A turma 1202 (Profs. Cristina e Walter) encena “Ainda Estou Aqui”, de Marcelo Rubens Paiva, abordando memória e identidade. Já a turma 3232 (Profs. Cristina e Walter) apresenta “Estrelas e Laços”, unindo O Pequeno Príncipe Negro e Menina Bonita do Laço de Fita para celebrar a representatividade negra na literatura infantojuvenil.
No auditório, a turma 2242 (Profs. Alexandre e Cristina) apresenta “Cidade de Deus: Tiros no Silêncio”, denunciando a violência urbana e a exclusão social. A turma 1151 (Profs. Rejane e Lúcia) apresenta “Ontem e hoje: o mesmo preconceito, novas vozes”, com foco no racismo ao longo do tempo e criação de um website temático.
Fechando o evento, a turma 2152 (Prof. Érika Molini) apresenta “Carolina Maria de Jesus: uma palavra escrita não pode nunca ser apagada”, refletindo sobre as desigualdades a partir da obra Quarto de Despejo.
O evento reafirma o compromisso da ETEOT com uma educação crítica, integradora e sensível às questões sociais contemporâneas, promovendo o protagonismo estudantil e a valorização da leitura como ferramenta de transformação.
Confira a programação completa:

Outras notícias
- Olimpíada que premia com títulos do tesouro: inscreva-se na ETEOT
- Arraiá da ETEOT – 18 de julho
- Centro de Estudos – Palestras de Grande Impacto Acadêmico
- Alunas da ETEOT são contempladas no programa Jovens Talentos 2025 da FAPERJ!
- Visita ao IME para conhecer instalações do projeto “Jovens Talentos 2025”
- Professor Marcelino promove palestra-debate sobre Clima Organizacional e Desempenho
- Inscrições abertas Estágio Remunerado em Análises Clínicas na SMS-RJ
- Não haverá aula na próxima quarta 13/8 devido ao Centro de Estudos da rede FAETEC
- Boas-vindas aos novos alunos do Subsequente!
- Professor da ETEOT participa de evento sobre Sindicalismo no Brasil
- Alunos da ETEOT conquistam medalhas na 2ª Olimpíada Brasileira de Administração e ganham destaque no site da FAETEC
- Confraternização Junina dos Trabalhadores da ETEOT – 2025
- (Re)Início das aulas na próxima segunda-feira 4/8
- Funcionamento da ETEOT durante o recesso de julho de 2025
- Registros da FLOT Integrada 2025 – Rio, capital mundial do livro: leituras da realidade
É bem interessante este movimento literário e cultural nas escolas. É de grande importância esse envolvimento dos alunos, professores e colaboradores nos dando o privilégio de participarmos e prestigiar nossos filhos- atores em suas apresentações estudantis.
Tenho certeza, será um sucesso😍
Até lá! Grande abraço.