Feira Técnica 2025 – 1º Ano do Curso Técnico em Informática para Internet 💻

Turma 1151 – 1º AnoProjetos de Robótica e Programação Criativa

Nos dias 21 e 22 de outubro, os alunos do 1º ano do curso Técnico em Informática para Internet (1151) participaram da Feira Técnica 2025 da ETEOT, orientados pela Profª. Renata Ávila, apresentaram uma série de projetos desenvolvidos na disciplina de Robótica, integrando criatividade, tecnologia e aprendizado prático.

A exposição destacou a aplicação de conceitos de automação, sensoriamento, programação e sustentabilidade, com trabalhos que refletem a interdisciplinaridade e o compromisso da escola em formar profissionais com pensamento crítico e inovador.

Inspirado no comportamento das tartarugas marinhas, o projeto Tartaruga Robótica foi desenvolvido para simular o movimento em direção à luz, fenômeno conhecido como fototaxia.
Por meio de sensores de luminosidade (LDRs) e atuadores controlados por microcontrolador, o robô identifica a direção da luz e se desloca automaticamente, reproduzindo a reação natural das tartarugas recém-nascidas em busca do mar.
O projeto une biologia, eletrônica e lógica de programação, despertando o interesse pela integração entre ciência e tecnologia.

O projeto Garra Robótica reproduz o funcionamento de uma garra mecânica automatizada, capaz de apreender e mover objetos.
Utilizando servomotores e sensores, o sistema simula processos de automação industrial e demonstra a aplicação de conceitos como precisão, sincronia e controle por programação.
A iniciativa reforça o aprendizado prático e a capacidade dos alunos de desenvolver soluções funcionais baseadas em automação.

🌊 Barco para Limpeza do Mar

O projeto Barco para Limpeza do Mar alia tecnologia e sustentabilidade em um modelo de embarcação automatizada desenvolvida para coletar resíduos flutuantes na água.
Por meio de sensores e microcontroladores, o barco identifica obstáculos e realiza movimentos de coleta, simulando sistemas utilizados em portos e lagos.
A proposta conscientiza sobre a importância da preservação ambiental e demonstra como a robótica pode contribuir para o desenvolvimento de soluções ecológicas e inovadoras.

Inspirado na natureza, o projeto Polvo Automatizado foi criado para simular o mecanismo de camuflagem utilizado pelos polvos como defesa natural.
O sistema utiliza sensores de luminosidade para detectar o ambiente e atuadores controlados eletronicamente para alterar sua aparência visual, demonstrando o princípio de biomimética — quando a tecnologia se inspira nos seres vivos.
O trabalho promove o entendimento de sistemas adaptativos e inteligentes, integrando robótica, biologia e controle automatizado.

O Farol Inteligente é um sistema automatizado de iluminação que utiliza sensores de luminosidade (LDRs) para acender ou apagar a luz de forma autônoma, conforme as condições do ambiente.
O projeto mostra a aplicação prática dos conceitos de automação residencial e eficiência energética, incentivando o uso racional da energia elétrica e destacando o papel da tecnologia na sustentabilidade urbana.

Desenvolvido pelo um aluno Ezequiel, atendido pela Sala de Recursos da ETEOT, o Jogo do Mergulhador foi criado na plataforma Scratch como parte das atividades de Programação Criativa.
O jogo apresenta dois mergulhadores que colaboram na limpeza do mar, coletando objetos e somando pontos a cada item recolhido.
A iniciativa promove inclusão, autonomia e aprendizado significativo, utilizando a tecnologia como meio de expressão e de valorização das habilidades individuais.

A Feira Técnica 2025 reafirma o compromisso da ETEOT com a formação integral dos alunos, incentivando o desenvolvimento de competências técnicas, criativas e sociais.
Os projetos da turma 1151, orientados pela prof. Renata Ávila, refletem o potencial da educação tecnológica em inspirar soluções inovadoras e sustentáveis para o futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *