Prof Nascimento organizou congresso e participou de série da Globoplay

PROFESSOR DA ETEOT ORGANIZOU E PRESIDIU CONGRESSO DE PESQUISADORES/AS NEGROS/AS

De 22 a 24/11, aconteceu o V Congresso de Pesquisadores/as Negros/as da Região Sudeste, evento bianual da ABPN – Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Com o tema“20 anos da Lei 10639/03 e das Ações Afirmativas para a Promoção da Igualdade Racial: percursos para a democratização antirracista da sociedade brasileira”, o evento mobilizou cerca de 600 pesquisadoras/es, professoras/es, gestoras/es, estudantes e ativistas do movimento negro, para apresentar e debater pesquisas, estudos e reflexões sobre as políticas de ação afirmativa, educação das relações étnico-raciais, estudos afro-brasileiros e indígenas, e produções de pesquisadoras/es negras/os em geral.

O Professor Alexandre do Nascimento, da ETEOT, coordenou a organização e presidiu o evento, que acontece desde 2015 na Região Sudeste, a cada dois anos. Em 2015 (n UFRRJ) e, agora, em 2023 (No Colégio Pedro II) o evento foi realizado no Estado do Rio de Janeiro.

Em 2024 será a vez do COPENE Nacional, em Belém-PA, de 09 a 13 de setembro. Mais informações em: https://www.abpn.org.br e https://www.instagram.com/vcopenesudeste2023/.

PROFESSOR DA ETEOT PARTICIPA DE SÉRIE “RESISTÊNCIA NEGRA” DA GLOBOPLAY

No último dia 20 de novembro, estreiou na Globoplay a série “Resistência Negra”, com 5 episódios sobre pontos da história de lutas de negros e negras no Brasil, desde o início da escravização de Africanos/as até os dias atuais.

O Professor Alexandre do Nascimento, da ETEOT, participa da série, no último episódio, com depoimento sobre o Pré-Vestibular para Negros e Carentes – PVNC, movimento de educação para o vestibular iniciado em 1993, do qual o professor é um dos fundadores. É um rico material sobre a história das lutas negras contra a escravidão e contra o racismo.

A série, de autoria do Professor Ivanir dos Santos e direção de Mayara Aguiar, está disponível gratuitamente em: https://globoplay.globo.com/v/11975233/. Basta fazer o cadastro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *