Encontro Profissional com a ETEOT: Dinâmicas do Mundo do Trabalho

Registro elaborado pelo professor Fabio Garrido, Coordenador da Escolas de Projetos da ETEOT.

No dia 29 de março de 2023, a Escola Técnica Estadual Oscar Tenório (ETEOT) recebeu o Ciclo de Palestras – DINÂMICAS DO MUNDO DO TRABALHO – evento que contou com a presença do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e apresentações temáticas que enfatizaram o conhecimento e amadurecimento profissional e de carreira.

A professora Jaqueline Marques, gestora da unidade escolar, fez a abertura do do evento com o professor Fábio Garrido, que anunciaram os alunos do curso técnico de Informática para Internet (turma 3151). Eles fizeram a apresentação musical como “os talentos musicais da ETEOT”. O Grêmio Escolar esteve presente em todo o momento e, ao som puxando em coro, todos os presentes acompanharam com emoção a seleção de músicas pop/rock e pagode.

Logo pela manhã, foi a vez do momento SEBRAE com vídeos apresentando as estratégias e orientações para quem procura empreender de modo dinâmico, trazendo as tendências do futuro dos negócios. Essa apresentação trouxe aspectos importantes para a transformação de ideias em grandes oportunidades de negócio junto a formalidade/planejamento necessário para uma boa execução em prol de resultados a serem alcançados.

A professora doutora Claudia Campinha apresentou a sua pesquisa e projeto batizado de Eureca, abordando a educação climática, a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável, apresentando, assim, investigações, desafios e perspectivas futuras na relação com a economia global. A abordagem da professora está em conformidade com os modelos apresentados no levantamento das tendências e preocupações das empresas na adaptação aos impactos das mudanças no clima, além da conformidade com a ISO 14090 e o desenvolvimento da consciência ecológica no mercado de trabalho.

Convidamos o setor de estágio da unidade escolar para fazer a apresentação das funcionalidades e trâmites existentes na fundação desde o convênio de uma empresa até o atendimento e orientação do aluno pela escola. A professora Susi Menezes representou a equipe e receberam o certificado de “boas práticas”.

O CIEE foi representado pela consultora Ana Paula Monteiro que trouxe os assuntos do contexto pós-pandemia e aspectos desde o recrutamento e seleção, passando pelas ferramentas do site do CIEE, funcionalidades envolvendo novas tecnologias e metodologias com mídias digitais, banco de currículos (elaboração/redação), até a relação do jovem com o primeiro emprego. Vagas e oportunidades foram mencionadas exemplificando toda a dinâmica para a maratona da inserção no mercado de trabalho e a uma vida produtiva com responsabilidade. A coordenadora do curso técnico de Administração Elane Teixeira fez o agradecimento ao CIEE.

Ainda pela manhã, a escritora e professora Juliana Abreu apresentou orientações sobre a vivência de jovens e adultos em meio a vida produtiva e o desafio das oportunidades do mundo do trabalho. Também apresentou o contexto emocional e todas as influências que vão de encontro às nossas escolhas. A vocação da pessoa pode estar presente sem ser notada, então, as suas aptidões devem estar em sintonia com seu bem estar e sua realização pessoal.

As apresentações da tarde trouxeram ex alunos da FAETEC que hoje atuam no mercado de trabalho. Neste propósito, o Centro de Memória da unidade escolar exerce o papel de manter as referências de quem já passou pela escola e deixou a sua marca. Assim, agraciamos a equipe do Centro de Memória, representada pela professora Josélia Castro, por suas boas práticas em prol da comunidade escolar.

Dois Jovens estudantes fizeram a apresentação da Escola 42, startup de sucesso com grandes parceiros e muita atuação para os desenvolvedores de sistemas. Os ex alunos da FAETEC Victor de Vasconcellos e João Vitor Sant’ Anna estiveram contando como é participar do projeto.

A professora Odiléa Correa apresentou conceitos que favorecem o crescimento profissional, principalmente de jovens secundaristas. Já tendo desempenhado a função de diretora escolar em unidade de ensino da FAETEC e à frente de projetos educacionais, demonstrou exemplos do cotidiano de atividades criativas envolvendo alunos da rede Faetec, projetos com premiações e reconhecimento dentro e fora do Estado do Rio de Janeiro. Sugeriu que os alunos acompanhassem junto com seus professores os principais circuitos de informação para inscrições em competições/projetos assistidos voltados ao público técnico de nível médio. Indicou, ainda, dois que são muito procurados pelas escolas: 1 – Desafio Liga Jovem SEBRAE e 2 – Olimpíada Nacional de Aplicativos – ONDA.

O Grêmio estudantil da ETEOT estava presente atentando as dicas dos projetos de escola como o jornal, a rádio escolar e os alunos “Multiplicadores”.

A supervisora escolar Dimarina saudou a convidada Odiléa junto com os ex-alunos da rede Faetec.

A professora e coordenador adjunta pedagógica da ETEOT Elaine Souza apresentou a importância de falar e escrever bem como elemento chave de apresentação para vagas e oportunidades, do currículo, da entrevista, da relação e da postura para concorrer a vagas. Ela também apresentou informações sobre novos perfis profissionais.

A ex aluna da FAETEC Gláucia Morais atua como professora de Inglês na prefeitura do Rio de Janeiro, no Complexo da Maré. Ela apresentou o papel da formação com reflexões e contribuições de políticas públicas inclusivas e sociais numa abordagem de uma educação com o olhar antirracista. Morais trouxe narrativas costurando sua trajetória acadêmica e profissional em espaços conflagrados e salientou todos os movimentos nesse processo de ampliação da sua mobilidade social sem desistir apesar de todas as dificuldades. Logo, conseguiu garantir o seu espaço com entusiasmo e vigor até se formar no mestrado em Linguística na UERJ e continuar empoderando pessoas em grande vulnerabilidade socioeconômica.

A terapeuta integrativa Tatiana Pinheiro abordou o tema da arte da comunicação não violenta no sistema escolar e os impactos no mundo do trabalho. O bate-papo foi produtivo e ilustrou vídeos que tratavam dos aspectos do tema. Foi possível deixar a ideia de uma mentalidade autocompositiva, de comunicação assertiva, empática, conectiva e auto compassiva na vida e nas instituições de ensino.

Outros links:

A equipe gestora da ETEOT agradece o apoio de todos os professores e de todos os participantes.

Parabéns a todos!

Confira abaixo mais fotos do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *