Professor organizou Livro e estará em mesa no CSBC

O professor da ETEOT Dr. Alexandre do Nascimento lançou o livro “Educação das relações raciais no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico: Estudos, Reflexões e Ações de Docentes” do qual foi um dos organizadores. Saiba como surgiu a ideia do livro, do que se trata a obra, seu lançamento e desdobramentos esperados:

Além disso, o professor estará em uma mesa no Workshop sobre Educação em Computação do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). O CSBC acontecerá na Universidade Federal Fluminense entre os dias 31/07 a 05/08. Sua participação será no dia 03/08. Segue resumo da mesa:

“Painel WEI + WIT: Educação das Relações Étnico-Raciais e Ensino de Computação: implicações na Educação Básica à Educação Superior

A Computação tem se alargado conceitualmente e na sua prática de pesquisa científica e de produção tecnológica. Nesse caminho, o ensino de computação também tem se atualizado, com preocupações cada vez mais discutidas no âmbito do SBC, dentre elas a articulação curricular do ensino superior de computação com a extensão universitária, a formação continuada de professores e tecnologias e metodologias para o ensino de computação na Educação Básica. Em 2023, a Lei nº 10.639/03 completará duas décadas. No auge de sua vigência, a fim de dialogarmos com questões da atualidade, somos convocados a refletir e discutir sobre como articular o ensino de computação e as estratégias educacionais aplicadas no âmbito da educação das relações étnico-raciais. Na mesa proposta, teremos especialistas em ambas as temáticas. Assim, dentro dos seus campos de atuação, tecerão juntos possibilidades de se encontrar caminhos comuns para pensar a relação entre o ensino de computação e a educação das relações étnico-raciais da educação básica até a educação superior.”

Na oportunidade, o livro “Educação Relações Raciais no ensino Básico, Técnico e Tecnológico” será lançado fisicamente. Segue texto de apresentação do livro:

“APRESENTAÇÃO DO LIVRO

Este livro reúne textos de pesquisas, estudos, reflexões e relatos de experiências apresentados na Sessão Temática Educação das relações raciais e ações afirmativas na Educação Básica, Técnica e Tecnológica, no III Congresso de Pesquisadoras/es Negras/os da Região Sudeste, evento bianual organizado desde 2015 pela Associação Brasileira de Pesquisadoras/es Negras/os – ABPN. O Congresso é composto de vários eventos, entre conferências, mesas redondas, sessões temáticas, oficinas, minicursos, reuniões de áreas científicas, entre outros.

A sessão temática Educação das relações raciais e ações afirmativas na Educação Básica, Técnica e Tecnológica, que é coordenada pelo Grupo de Pesquisas e Extensão ONDJANGO – Estudos Afrobrasileiros, oportuniza diálogos e trocas de experiências entre pesquisadores/as, professores/as e demais profissionais atuantes na Educação Básica, Técnica e Tecnológica. Permite conhecimentos e debates sobre práticas cotidianas e reflexões que são desenvolvidas em espaços educativos diversos, para além da educação superior, e que muitas vezes não são (re)conhecidos. Práticas e reflexões transformadoras que ajudam ampliar e fortalecer o enfrentamento do racismo presente em todos os níveis e espaços da sociedade brasileira.

Assim, os textos aqui reunidos são oriundos de esforços científicos e pedagógicos sobre práticas que têm em comum o objetivo de produzir conhecimentos e ações de educação das relações étnico-raciais e promoção de igualdade racial, e participam de um processo histórico, político, cultural e educacional de luta contra o racismo e democratização das relações raciais no Brasil, considerando que esta luta histórica mobiliza pessoas e ações nos mais diversos campos de atividade da sociedade brasileira.

Em quase 150 anos de abolição do instituto da escravidão, que subjugava africanos e afrodescendentes ao trabalho forçado e a nenhum direito, o Brasil ainda carece do que Florestan Fernandes chamou de “segunda abolição”, pois o racismo entre nós não foi abolido. A luta contra o racismo demanda ações coletivas em prol do respeito aos direitos humanos, da produção de igualdade de tratamento e oportunidades, do respeito às diversas dimensões de matrizes africanas e negras que constituem a sociedade brasileira. Este é o sentido desta obra colaborativa que apresentamos como contribuição ao debate sobre Educação das Relações Raciais.

Alexandre do Nascimento
Caroline de Souza do Nascimento
Jorge Luís Rodrigues do Santos
Organizadores”

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