Feira Técnica Virtual – Curso Técnico em Administração

Para navegar na exposição virtual, acesse as turmas abaixo:

Turma 1201

Profª. Orientadora: Danielle Machado – Alunos: João Lima, Kaleber Costa e Marcel Costa

Profª. Orientadora: Fernanda Miranda

Turma 1202

Disciplina: Fundamentos da Administração – Prof. Orientador: Marcelino Assis

Disciplina: Estatística – Profª. Orientadora: Sandra Regina

Profª. Orientadora: Fernanda Miranda

Turma 2101

Prof.ª Orientadora: Telma Canela

Prof. Orientador: Paulo César Macedo

Disciplina: Contabilidade – Prof. Orientador: José Ferreira

Prof.ª Orientadora: Fernanda Miranda

Prof. Orientador: Juremir Abrunhosa

Imagem 1

Página em construção

O consumismo é um estilo de vida orientado por uma crescente propensão ao consumo de bens ou serviços, em geral supérfluos, em razão do seu significado simbólico (prazer, sucesso, felicidade), frequentemente atribuído pelos meios de comunicação social.

Imagem 2

Moises CHARGES e CARTUNS | Aula de história, Críticas sociais, Papel faça  você mesmo
Na imagem acima observamos dois pinguins em seu habitat natural, gelo e frio, um dos pinguins chega com uma geladeira, e diz: “… mas foi parcelada  em 12 vezes no carnê!! SEM JUROS !!”.
Relação: Na situação apresentada podemos ver como o consumismo procede, compramos coisas sem existir a necessidade real de tê-las.
Fonte: https://images.app.goo.gl/jYXLZUu5EwxPoZC38 

Imagem 3

Na imagem apresentada  observamos   um homem adulto sentado em sua poltrona na  sala de estar com vários celulares no colo e vendo a propaganda de um novo modelo de celular, que está a venda, ele explicitamente mostra interesse em adquirir o novo produto.             

Relação: A imagem está associado a geração Z que vem sendo muito consumista, ou seja, vem comprando muitas coisas desnecessárias pelo simples fato de ser mais bonito ou para mostrar que tem algo novo e caro e esse ciclo não para, pois o objetivo das empresas é inovar e fazer propagandas para que as pessoas continuem comprando e comprando.

Fonte: http://www.arionaurocartuns.com.br/2020/05/charge-celular-consumo.html?m=1 

Imagem 4

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTz0ocpnsNfeVxLag4sutjHEaQvqhn8GG5SaQ&usqp=CAU
Na imagem acima conseguirmos ver quatro pessoas aparentemente comemorando suas compras e desfrutando das promoções, conseguimos ter essa percepção pela placa escrito “SALE” e as várias sacolas de compras.

Relação: A foto representa muito do que temos vivido hoje em dia, as pessoas não podem ver uma placa de promoção que já correm para as compras, adquirindo produtos que muitas vezes não apresentam nenhuma necessidade, temos um exemplo vivo disso no famoso “Black Friday”. para as compras, adquirindo produtos que muitas vezes não apresentam nenhuma necessidade.

Fonte: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTz0ocpnsNfeVxLag4sutjHEaQvqhn8GG5SaQ&usqp=CAU

Imagem 5

No fundo do mar há um casal de peixinhos, e a esposa diz “querido, o preço da água estava irresistível” com sorriso no rosto e segurando um engradado de garrafas d’água; logo o marido olha com cara de quem não entendeu nada.

Relação: A charge a cima ironiza em relação ao consumismo, até porque, pra que peixes vão comprar água no fundo do mar?

Fonte: http://domacedo.blogspot.com/2011/09/consumismo-se-alastra.html 

Imagem 6

Observamos nesta imagem uma criança com um carrinho de compras cheio de brinquedos.

Relação: As crianças se tornam desde cedo mini consumistas, extremamente influenciadas pelas publicidades, que com grande potencial atingem este grupo, fazendo com que adquiram brinquedos em excesso sem necessidade alguma.

Fonte: https://plenarinho.leg.br/index.php/2019/03/dia-do-consumidor/ 

Imagem 7

Página em construção

Aqui estão algumas maneiras de evitar o consumismo:

1. Faça um planejamento financeiro.
2. Utilize o cartão de crédito com inteligência.
3. Estude bem as compras parceladas e financiamentos.
4. Comece o mês investindo.
5. Não faça compras com fome.
6. Planeje e evite comprar por impulso. 

Turma 202

Prof. Orientador: Juremir Abrunhosa

Turma 2102

Disciplina: Gestão de Produção – Prof. Orientador: Paulo César Macedo

Prof. Orientador: José Ferreira

Prof.ª Orientadora: Fernanda Miranda

Turma 2103

Geração Z: Economia e Finanças – Prof.ª Orientadora: Fernanda Miranda

Prof.ª Orientadora: Telma Canela

Geração Z – Prof. Orientador: Juremir Abrunhosa

Disciplina: Contabilidade – Prof. Orientador: José Ferreira

Geração Z

Turma 3102

Aluna Camille Bernardo Alves de Souza – Prof. Orientador Juremir Abrunhosa

Turma 101

Disciplina: Fundamentos da Contabilidade – Prof. Orientador: Marco Cariús

Turma 301

Disciplinas: Tópicos II e Projeto Final – Profs. Orientadores: Paulo César e Júlio

Disciplina: Administração Financeira – Prof. Orientador: Paulo César Macedo